[Resenha] A Bela e a Fera

9 de janeiro de 2017
A Bela e a Fera 
Autor (a): Jeanne-Marie Leprince de Beaumon
Editora: Zahar
Número de Páginas: 240

Sinopse: A versão original do clássico que inspirou o novo filme da Disney, estrelado por Emma Watson.
Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que no final se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar você encontra reunidas duas variantes da história.
A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos. A versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino.
Toda em cores e ilustrada, essa edição conta com ótima tradução do premiado André Telles, uma apresentação reveladora e instigante assinada por Rodrigo Lacerda e cronologia das autoras. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.

Resenha:

Para quem me conhece sabe o quanto gosto de contos de fadas, ainda mais aqueles que têm versões diferentes daquelas comuns que lemos ou ouvimos quando éramos crianças, sempre com finais felizes; prefiro os que têm finais diferentes desses.

E uma dessas histórias, a minha preferida, é A Bela e a Fera, que sempre me fez acreditar que a beleza interior é maior que a casca que temos por fora. Tamanha inteligência que vai além de um rosto bonito, uma conversa pra lá de interessante e rica em conhecimento, vale bem mais que uma simples beleza que, com os anos, é modificada.

Optei por reler essa história em uma edição de luxo da editora Zahar, conhecida pelas edições mais belas de contos e outros clássicos no geral. Essa de A Bela e a Fera tá um capricho que só vendo pra crer.

Nessa edição encontramos um pouco além da história. Acabamos conhecendo um pouco mais sobre as duas versões que vamos encontrar mais pra frente, uma riqueza em informações sobre a obra no geral.

A primeira versão é na verdade a mais conhecida, um conto com aproximadamente 30 páginas, a que a maioria do público conhece e que faz jus ao comentário que fiz no início dessa resenha, passa a mensagem que a beleza é mais que a simples aparência. Inclusive foi ele que deu origem ao desenho da Disney, voltado para o público infantil.

Já a outra versão é mais adulta, tem cerca de 160 páginas, bem mais estruturada e rica em detalhes, ponto esse que sempre me empolga, mas quando passa da medida acaba me decepcionando. Foi o que ocorreu aqui. Infelizmente a história ficou maçante demais, um desenrolar que foi além das expectativas, explicações demais ao meu ver.

Mas, em suma, a segunda versão é de fato boa, embora o encanto que imaginei que encontraria não vi, talvez por ser uma versão mais adulta, o que sugere que foi baseado em fatos reais, preferindo, assim, a do conto mesmo.

A edição, como mencionei anteriormente, é linda, com diagramação perfeita, sem erros de revisão e o capricho das ilustrações fecham a obra com chave de ouro.

Indico a todos que gostem de conhecer versões diferentes dessas histórias a que somos apresentados quando somos crianças e também para aqueles que querem conhecer as edições da editora.

- Ame quem a ama, não se deixe enganar pelas aparências...

12 comentários

  1. Oi, Mariana!
    Fiquei tão apaixonada quando vi essa edição! Quando criança, meu filme preferido era "A Bela e a Fera" e até hoje a história me encanta. Não conheço a versão original, mas quero muito, ainda que se torne uma leitura maçante em alguns momentos, como você disse.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Realmente as edições dos clássicos da Zahar são sensacionais, gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha, seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha, seu blog é lindo.

    ResponderExcluir
  6. Cara eu sou apaixonadaaaa nessa edição, coisa mais linda! Fora que a história é incrivel! Parabens pela sua resenha, ficou otima!

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Adorei tudo, adorei o que disse sobre beleza, a resenha e tenho vontade de ler o livro sim. Parabéns pelo post lindo.

    ResponderExcluir
  8. Oie Mari!
    Ainda não conhecia essa edição. Bacana saber que tem duas versões. Confesso que fiquei bastante curiosa pra conhecer.
    Uma pena que a versão mais adulta não tenha te agradado de todo... acontece, né? Eu também não tenho muita paciência pra coisas muuuuito detalhadas... mas tem histórias que isso passa despercebido e não atrapalham muito.
    Adorei a dica
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Também sou super fã de contos de fadas e adoro releituras. Que chato que o livro acabou ficando maçante. As vezes acontece. Pode ter sido pela versão ser mais adulta mesmo, ou as suas expectativas eram diferentes e acabou decepcionando.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mari!
    Ganhei essa edição de presente de Natal, mas ainda não li!
    Expectativa mil, ainda mais depois de ler sua resenha!
    Sempre amei contos de fadas também, desde a minha infância, mas nunca tive contato com o conto original. Espero ler o meu em breve. Zahar arrasa, né?! <3
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    ESta história me acompanha dês que me conheço por gente rsrs .
    Amo a bela e fera .
    Então quer muito ler este livro da zhar mais edições deles são muito caras .

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.