Minha Opinião: Primavera

11 de agosto de 2014
Primavera
432
Editora Biruta

Sinopse: 

Numa escola paroquial da Estônia, estuda Arno Tali, um garoto ingênuo que nutre um carinho especial pela esperta Teele Raja. Na escola, eles e seus amigos são perseguidos por um sacristão rabugento, contra quem aprontam inúmeras travessuras. Primavera é centrado na rotina escolar dessas crianças, com os muitos conflitos e descobertas que se dão enquanto todos aguardam a chegada da estação mais esperada do ano. Além desta divertida história, este livro traz vários aspectos da cultura estoniana e das influências herdadas da cultura russa, como lendas populares, músicas, a língua e o modo de vida no campo no início do século XX.

Minha Opinião:

Ainda não conhecia as obras de Oskar Luts, que nada mais são romances e contos. Ele é um escritor estoniano que conquistou muitas gerações.

Meu contato com ele foi através do livro lançado pela editora Biruta. Primavera é considerada um clássico da literatura estoniana.

A história se passa na zona rural da Estônia, onde fica a escola paroquial e onde estuda nosso protagonista Arno Tali e sua amiga Teele, por quem ele tem um carinho além do comum.

Ambos aprontam bastante, como todas as crianças. Mas na escola tem um sacristão, daqueles bem chatos, muito mandão, que dita as regras sem chance de questionamentos.

O jovem Arno é muito inteligente e bem curioso por tudo ao seu redor, sempre está perguntando o porquê das coisas.

Gostei muito da leitura. Me faltam palavras para descrever a história em si, parece que se eu escrever mais alguma coisa vou acabar com o encanto da leitura em si.

O livro possui ilustrações belíssimas, divido em várias partes, que deixam o leitor realmente encantado, com fonte simples e ótima para leitura, além de folhas amarelas, que completam essa maravilhosa obra, cuja capa é lindamente ilustrada conquista o leitor logo de cara.

A editora, como sempre, nota 10 com o trabalho realizado. Indico a todos aqueles que querem uma leitura diferente do que estamos acostumados e para aqueles que não conhecem a escrita do Oskar Luts.

19 comentários

  1. Olá, Mari
    Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante na sinopse. Fiquei bastante curiosa!! Como vi, gostou bastante né? Amei a resenha
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, tudo bem? Eu também não conhecia esse escritor, mas adorei sua resenha e certamente vou procurar algo dele para ler. É tão bom sair desse eixo de leitura EUA-ENG que normalmente chegam por aqui e conhecer outras culturas!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari! Li uma resenha desse livro nesta semana, não o conhecia e achei interessante surgir duas postagens de blogs diferentes, será um sinal para eu procurar lê-lo?
    Achei muito interessante, já pelo fato de se tratar de Literatura estoniana, eu nunca li nada de lá, nada dos países bálticos (não que me lembre).
    A mãe da minha amiga é estoniana, perguntarei a ela se conhece o autor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari,
    Eu vi esse livro em outro blog é estou muito curiosa para ler. Sua resenha só me incentivou a ler. A capa é muito linda, parabéns pela resenha.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sinopse, livros leves são sempre uma ótima pedida . A Editora Biruta sempre trazendo grandes lançamentos e livros de ótima qualidade . beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari, pelo que li da resenha o livro é voltado a juventude, e a historia é do tipo leve e bastante alegre. Uma boa pedida aos pequenos jovens que adoram ler. Alem de que contem ilustrações o que é outro ponto positivo para este tipo de leitura.
    Adorei conhecer a obra e sua opinião.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  7. Mari,
    Eu amei a capa, mas sinceramente não curti a sinopse.
    Não achei que este livro seja um daqueles que eu deseje ler, por ser clássico, ainda que da cultura estoniana e também por envolver um quê de religiosidade.
    Acho que dessa vez deixarei passar, ainda que o livro traga belas lições.
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  8. Ontem mesmo comentei numa resenha desse livro, até então não o conhecia. O enredo e as ilustrações parecem bacanas, mas fiquei meio receosa por se tratar de um livro antigo, não costumo curtir clássicos.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  9. Olá, também li primavera e gostei da história de Luts. Adorei conhecer um pouquinho mais de um país totalmente diferente pra mim, adorei também todas as ilustrações e a diagramação maravilhosa da Biruta. Foi um livro bem legalzinho de ser lido.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu achei o livro bem fofinho, não é meu gênero favorito, mas eu gostei da sinopse. A capa que é muito simples.
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Mari eu ainda não li nada da editora Biruta.
    Adoro livros ilustrados e história com crianças geralmente são bem leves.
    Ótima dica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Já vi outros blogueiros falarem do livro, mas ainda não tinha nenhuma resenha dele, parece ser aqueles livros que entram pra historia e ao passar dos anos vai ganhando várias edições,amei essa capa, e estou louca pra saber como é ele por dentro. Parabéns pela resenha.

    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Eu me interessei pelo livro por ser um clássico em seu país, mas acabei deixando de lado para solicitar outros livros.
    O trabalho da editora é sempre impecável né!? Não tem como negar =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari!
    Esse livro me chamou atenção por se passar em outra época e por ser uma Literatura estoniana. Nunca li nada de lá, e sempre legal conhecer novas leituras!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir
  15. Olá Mari, tudo bem???

    Eu li uma resenha desse livro no blog do Matheus e ele colocou uma foto... e eu achei bem o livro legal apesar de não ter interesse em ler Acho que dependendo do livro a ilustração é bem vinda... A história acontecer na Estônia parece bem interessante e já fazia um tempão que eu não ouvia falar desse lugar... Xero!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Mari.
    Achei muito boa sua resenha, já li algumas coisas a respeito do livro e acredito que seja uma leitura mais juvenil. Não conheço nadica de nada da literatura estoniana, agora que você comentou fiquei curiosa hehe

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conheço nada do autor, não sabia que esse livro era considerado um clássico da literatura estoniana! Tenho vontade de ler desde que vi o lançamento, o trabalho da Biruta é sempre muito bom, estou curiosa para ver como ele é por dentro, já que você disse que as ilustrações são belíssimas.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Eu amo livros com ilustrações *-*
    Nunca li um livro que se passa na Estônia, e é sempre bom conhecer um pouco de outra cultura, de outro país.
    Eu não sei se leria o livro, apesar de achar que é uma leitura gostosa e leve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari, tudo bem?

    Estes livros fininhos são os mais gostosos de se ler, né? *-*
    Vou querer emprestado!

    Beijo

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.