Minha Opinião: Brilho

20 de janeiro de 2014
Brilho
354 páginas 

Editora Geração - Selo Jovem

Sinopse: Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação. 

Minha Opinião:


Quando vi a capa desse livro, fiquei encantada com a riqueza de detalhes, com brilhinhos em alto relevo. Lendo a sinopse, fiquei bem curiosa, já que menciona que será a leitura mais fascinante, depois da trilogia Jogos Vorazes.
O livro foi lançado pela Geração Editorial, no Selo Jovem, e é escrito pela autora Amy Katlhelleen Ryan, e também é uma trilogia.
Aqui encontramos a história de quando o planeta Terra começa a ficar inabitável, devido aos problemas climáticos, como Sol muito forte.
Devido a esses problemas, são lançadas duas naves no espaço, em busca de uma Terra nova, um lugar onde seja habitável. 
Mas depois de 40 anos viajando, uma das naves acaba tendo um problema. A tripulação da New Horizon não consegue conceber descendentes, resolvendo assim invadir a nave mãe e sequestrar parte da tripulação  que são, na maioria, garotas férteis.  
A história é narrada em terceira pessoa, por Waverly, uma garota que questiona tudo e todos, sempre fazendo diversas perguntas. 
Ela nos conta o que acontece na nave New Horizon. Já  Kieran  é um rapaz que está destinado a ser o substituto do capitão da sua nave, nos conta que a Empyrean está lutando para sobreviver após o ataque.
A história em si é boa, flui super rápida, mas com a comparação feita lá logo no início me empolgou para uma leitura mais rica. Mesmo com tantas reviravoltas e ação, no meu ponto de vista faltou algo para suprir minhas expectativas.
Mesmo não alcançando minha expectativa inicial. Indico a todos os leitores de plantão que gostam de uma leitura assim, repleta de tecnologia, com discussões políticas e religiosas.


A editora caprichou na edição, com a linda capa e a diagramação perfeita.

30 comentários

  1. Oi Mari,
    tudo bem?
    Eu já tinha lido uma resenha positiva sobre esse livro e fiquei bem curiosa sobre a história. Engraçado, me pareceu ser um a história bem forte, daquelas que nos faz refletir quando fechamos o livro.
    Uma pena que não correspondeu às suas expectativas. Mas assim mesmo, quero conhecer.
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, tudo bem?
    Concordo.. comparar com Jogos Vorazes faz com que a gente espere um livro tão bom quanto, enfim, uma leitura mais rica!
    Pena que não atingiu a sua expectativa inicial, não é? Acho que posso até vir a ler caso tenha oportunidade!

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  3. Curti muito a capa e tenho vontade de ler ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li várias resenhas desta, e sempre me decepciono com a sinopse, "Mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes" poxa, se o livro fosse da Rocco tudo bem né, e comparar um macaco com um leão não tem nada haver.

    Quanto a história, é bem atraente, livro pós apocalípiticos são tudo de bom. Vai ser difícil dar continuidade a humanidade com duas naves no meio do espaço em guerra. Confesso que este livro tem me chamado muita atenção.

    Abraços http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Mari, tô LOUCA pra ler esse livro. Apesar de não costumar ler muitos livros com temática relacionada a espaço e tal, é algo que me chama bastante atenção.

    Bem curiosa para saber como a história evoluiu :D

    Beijocas ;*

    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari, olha realmente a capa deste livro é muito linda. E a sinopse dele parece ser bem promissor. Mas lendo sua resenha noto que o livro não é exatamente o que a sinopse esta dizendo. Este livro sta mais para um gênero de ficção cientifica. Não que eu não goste, mas leio bem pouco. Bom não sei exatamente o que dizer a você sobre a opinião minha se vou ou não ler. Mas acho que se caso um dia estiver procurando algo diferente para ler, este livro estraria a calhar.
    Mesmo assim gostei da sua resenha, e da sua sinceridade sobre a obra.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sangucomamor.com.br

    ResponderExcluir
  7. Achei o enredo interessante, me lembrou um pouco 'Exodus' da Farol...
    Realmente a capa é linda demais, minha prima ficou com ele para resenha.. apaixonei pelos brilhos.

    Ótima resenha

    bjs e uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,
    Primeira resenha que vejo do livro e me interessou,imaginava um livro totalmente diferente, voltado mais para JV, mas percebi que não. Vou se consigo solicitar o livro com a editora se pá :D
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari!
    Eu achei essa capa linda, mas pela sinopse eu já havia desistido de ler. Apesar de gostar do gênero, a história não conseguiu me chamar atenção. Não sei se leria.
    Sua resenha ficou bem bacana, uma pena o livro não ter superado suas expectativas.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br/

    ResponderExcluir
  10. Vi esse livor na saraiva e quase comprei só pela capa...
    Achei lindo!
    como amo distopia ainda estou interessada em comprá-lo
    Só não sei quando farei isso ^^
    beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie Mari, tudo bem amiga?
    Bom, pela capa eu leria esse livro, ela é bem bonita. Já tinha lido algumas resenhas desse livro e tinha me interessado. Sim, quando vemos na capa a indicação de que será uma trilogia ao nível de JV já dá aquela expectativa, mas que pena que a leitura não alcançou suas expectativas. Mesmo com seus ressalvas eu vou dar uma chance para esse livro.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari, gostei da resenha e de conhecer esse livro. Sim, não conhecia. Gostei da capa e ela é realmente muito bonita e com detalhes legais. Gostei do enredo também, é um livro que leria :)

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Estou louca pra ler esse livro, mas agora você jogou minhas expectativas lá pra baixo... hehe... ou seja, ainda bem que li sua resenha antes de começar, a chance de me decepcionar é menor! rs...

    A capa é maravilhosa, fico feliz de saber que a diagramação também foi bem feita. E pelo menos a história é legal e flui bem. Já é alguma coisa.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi flor!
    Adorei sua resenha. Quero muito ler esse livro. Acho a capa lindíssima!!
    Bjokas

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Poxa, Mari, é uma pena que ele não foi tudo aquilo que você esperava. :(
    Mas mesmo assim fiquei curiosa. Parece ser o tipo de livro que me encantaria.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  16. Eu adorei a capa mas por algum motivo me lembrou a capa de Once que eu vi rolando por ai... Será que Once é continuação desse livro?
    Quanto a resenha eu adorei e fiquei curiosa pra ler, mas foi uma pena não ter correspondido a suas expectativas, espero que corresponda as minhas!

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari,
    A capa é linda mesmo né?Mas e o título tem a ver?

    Bom eu adoro distopias e pude perceber que esse livro tem um pé em ficção científica também, né? Melhor ainda.

    A única coisa ruim é que na sinopse, já compara com jogos vorazes e isso meio que cria expectativas no leitor e fica mais facil decepcionar o mesmo.
    Fiquei mto curiosa e pretento ler sim.

    Bjs
    Oii,
    Eu adoro acompanhar os lançamentos internacionais, é sempre bom estar antenada a gente descobre livros ótimo.
    Olha flor, eu estou fugindo de séries, sagas, trilogias, etc. Mas fiquei curiosa, principalmente pq adoro New Adult.
    Futuramente irei ler com certeza.

    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Mari,
    A capa é linda mesmo né?Mas e o título tem a ver?

    Bom eu adoro distopias e pude perceber que esse livro tem um pé em ficção científica também, né? Melhor ainda.

    A única coisa ruim é que na sinopse, já compara com jogos vorazes e isso meio que cria expectativas no leitor e fica mais facil decepcionar o mesmo.
    Fiquei mto curiosa e pretento ler sim.

    Bjs
    Oii,
    Eu adoro acompanhar os lançamentos internacionais, é sempre bom estar antenada a gente descobre livros ótimo.
    Olha flor, eu estou fugindo de séries, sagas, trilogias, etc. Mas fiquei curiosa, principalmente pq adoro New Adult.
    Futuramente irei ler com certeza.

    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari,
    A capa é linda mesmo né?Mas e o título tem a ver?

    Bom eu adoro distopias e pude perceber que esse livro tem um pé em ficção científica também, né? Melhor ainda.

    A única coisa ruim é que na sinopse, já compara com jogos vorazes e isso meio que cria expectativas no leitor e fica mais facil decepcionar o mesmo.
    Fiquei mto curiosa e pretento ler sim.

    Bjs
    Oii,
    Eu adoro acompanhar os lançamentos internacionais, é sempre bom estar antenada a gente descobre livros ótimo.
    Olha flor, eu estou fugindo de séries, sagas, trilogias, etc. Mas fiquei curiosa, principalmente pq adoro New Adult.
    Futuramente irei ler com certeza.

    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oooooi Mari! Tudo bem? :)

    Desde a divulgação da capa desse livro já fiquei babando, mas agora que você disse que o brilho é alto relevo fiquei ainda mais in love. Ainda não li Jogos Vorazes (sempre atrasada, só pra não perder o costume), mas Brilho foi extremamente ousado a comparar sua premissa com o sucesso deles e, confesso, isso me chamou muito a atenção!
    Gostei muito da sua resenha. Apesar de não figurar entre meus gêneros literários preferidos, fiquei bem interessada e procurarei ler! :D

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  21. Oie Mari
    a capa desse livro é linda. E acho que o que mata são as comparações com JV, e a consequente expectativa que criamos em torno do livro. Que pena que não correspondeu as suas expectativas. Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro a capa deste livro. É uma pena que não tenha atingido suas expectativas. Vou tentar dar uma lida. Fiquei curiosa, haha!

    Controvérsias

    ResponderExcluir
  23. Tenho curiosidade pela história, mas nada gritante, até porque estou cheia de distopias. Mas a capa é linda.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. A capa é realmente muito linda!
    Mas não consegui ficar com vontade de ler!
    Quem sabe um dia?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  25. Olá, desde que soube de seu lançamento fiquei bem interessada nesse livro, assisti recentemente o book trailer e me apaixonei pela trama. Uma pena o livro não ter atingindo as suas expectativas. Gostei de sua sinceridade na resenha e mesmo assim espero poder ler e saber mais sobre essa narrativa,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  26. gosto de livros com discussões políticas. Acho que é por isso que gosto tanto das distopias.
    Adorei a resenha e me deixou bem curiosa!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  27. Oi Mari,

    Já havia lido algumas resenhas que falaram que gostaram muito desse livro.
    Quando vi a capa também adorei, é muito linda!!
    Mas, essa história de naves, garotas que devem conceber em prol da continuidade da espécie, acho que é muito distópico para mim.
    Mas gostei muito da sua resenha e da sua crítica sobre o livro.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu nem liguei para o conteúdo, confesso. A capa é a coisa mais linda!!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi, Mari! Tudo bem?
    Assim como a maioria das outras pessoas, quando vi a capa desse livro, sabia que precisava tê-lo na minha estante hehe Achei a sinopse bem bacana e é legal saber quais são as discussões que a história traz para o leitor, mas confesso que não gosto quando há essas comparações com outra série de sucesso, justamente pelas expectativas que isso causa. Enfim, de qualquer forma, ainda estou curiosa e pretendo conferir "Brilho" também! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Eu adorei a capa desse livro de cara. Mas, quando li a palavra trilogia até me cocei aqui kkkk.... e ai vem Terra inabitável, ou seja, distópia... ai minha coceira que almenta... Mas tem a viagem pelo espaço....humm... adoro essa temática... e no fim, talvez, sei lá, um dia, acho que corro o risco de trazer essa história para minha vida.

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.