Resenha: Noite na Taverna

23 de dezembro de 2012

Noite na Taverna
Autor: Álvares de Azevedo
Editora: Martin Claret
Nota: 5/5

Sinopse: Noite na Taverna (1855) é uma série de histórias fantásticas e trágicas, impregnadas de angústia e morbidez. 

Publicada postumamente em 1855, é baseada em um tom trágico e cheio de fantasia. Representa a escola byroniana (Lord Byron) no Romantismo Brasileiro.
Dividido em sete capítulos, trazendo como primeiro a introdução, traçando o cenário e os personagens, que se encontravam em uma taverna. O último finaliza a história anterior, assim como o livro.
As personagens, descrentes da vida e do amor, cheios de vícios e amantes do bom vinho, são libertinos, admiram Don Juan e contam histórias de teor “sanguinolento”, envolvendo o amor e crimes que ocorreram no passado, todos com um fim trágico. Representa as três características:
Amor: histórias macabras;
Morte: crime e violência;
Bebida: a dor é suavizada através da embriagues.
De certo modo, histórias que envolvem morte, obscuridade, literaturas consideradas “góticas” me interessam muito. Fui uma das poucas que leu o livro quando o professor do ensino médio pediu, e também na faculdade. 

8 comentários

  1. Oi, fiquei curiosa..vc fez faculdade de que q o profe pediu para ler esse clássico? Acredita que ainda não li..é que são muitos clássicos...ainda chego lá um dia hehehehe
    Aproveito para convidar para visitar meu blog que está com várias postagens novas e sorteios.
    Beijinhos e boas festas!

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li, ótimo livro!
    Beijos!
    http://plugpink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de eu não gostar de literatura brasileira, Álvares de Azevedo me encanta. Seu livro é incrível, melhor dizendo, sua compilação de contos, assim como seus poemas, são ácidos na medida certa. Amo seus escritos. ♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Pamys!
    Numa das minhas aulas de literatura deste ano, meu professor falou sobre esse livro também. Ele contou dois contos pra gente e confesso que depois de ouvir essas histórias, fiquei curiosa pra ler esse livro...
    Histórias macabras assim são muito legais pra virar a madrugada, morrendo de medo, né? AUSHUAHS
    Gostei da resenha! ^^

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Amei a resenha, o livro parecer ser muito bom mesmo, fiquei com vontade de ler agr.
    O blog tá arrasando.

    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Maravilhosa a sua resenha, me deixou com vontade de ler agr!! =)

    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Parece ser um livro muito bom
    Ainda não conhecia
    Mas amo esse tipo de leitura

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Álvares de Azevedo sempre me encantou. Nunca li uma obra inteira dele, mas agora fiquei curiosa. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Agradeço desde já sua visita, adoraria saber sua opinião, critica, elogio, sugestão.
Ah deixe seu link que assim que possível retribuo a visita e o comentário.
Alguma dúvida enviar o e-mail para mari.blogstoriesandavice@gmail.com.
Beijo Mari ♥

 
Desenvolvido por Michelly Melo.